Como atrair mais clientes?

como-atrair-clientes

Não importa o tipo de negócio, “como atrair mais clientes” é sem dúvida um dos maiores desafios de qualquer marca, empresa, etc. Afinal, é deles que depende a sustentabilidade do mesmo, certo?

Assim sendo aqui ficam algumas dicas sobre como atrair mais clientes para o seu negócio.

1. Conheça bem os seus clientes

Sei que pode parecer básico, mas é uma questão importante: conhece bem os seus clientes? Defina bem o sue público-alvo (género, idade, localização, gostos, etc.) e trabalhe tendo as suas necessidades e preferências em mente.

A melhor forma de conhecer bem os seus clientes é olhando para as métricas e kpi do seu site e páginas. Só assim poderá ver de facto o que fazem os clientes no seu espaço, detectar problemas, explorar preferências, etc.

2. Esteja onde eles estão

Profissionalmente, uma das questões com as quais mais me deparo é com as vontades extremas de muitos clientes. Por um lado, há os que querem estar em todo o lado (todas as redes sociais, portais, etc.); por outro lado, há os que vêm estes canais como uma moda sem sentido e desprezam-nos.

Ora, quando cria um negócio, a forma de o publicitar não se trata apenas de si. Assim sendo, a questão é: onde estão os seus clientes? Se eles estão no Instagram, por exemplo, é lá que a sua marca tem de estar. 

3. Investimento

A globalização da Internet transitem-nos muitas vezes esta ideia de que tudo é grátis. Sim, é um facto, as redes sociais são grátis; assim como o Google. Contudo, isso não significa que se quer resultados não tem de investir. Longe vão os tempos do marketing viral. Hoje em dia, se não investir dificilmente conseguirá visibilidade.

O mesmo com o marketing de conteúdos. Apesar dos resultados a longo prazo do SEO, esta não pode ser a única ferramenta para conseguir atrair mais clientes para o seu negócio.

4. A importância de fazer diferente

Seja diferente e não faça só porque os outros fazem, nem como os outros fazem. Por esta razão, cada vez mais marcas apostam em trabalhar para nichos de mercado. Embora o público seja mais pequeno, os resultados apresentam uma maior efectividade.

5. Aposte em parcerias

Se nenhum homem é uma ilha, também nenhum negócio sobrevive sozinho. Nesse sentido, aposte mais em parcerias com outras marcas e faça mais networking. Deste modo, chegará facilmente a mais gente, atraindo novos clientes.

6. Campanhas com influencers digitais

Para promover um negócio online, apostar em campanhas com influencers digitais é uma estratégia a considerar se procura como atrair mais clientes.

Contudo, não escolha o influente com mais Likes. Em vez disso, escolha aquele que melhor representa a sua marca e os seus valores e que mais interage com os utilizadores. Lembre-se que estas pessoas serão como embaixadores da sua marca, logo é importante sentir que a representam.

7. Há mais vida além da Internet

Sei que num blog de marketing digital pode parecer um tiro no pé dizer isto, contudo é um facto. Assim sendo, não se esqueça também de apostar em outras formas de marketing – desde os simples flyers, criação de eventos a anúncios na TV (tudo depende do produto e do seu orçamento).

8. Dê-lhes algo em troca

Se por um lado, isto significa literalmente dar – ofertas, promoções, descontos, brindes, etc. Afinal, quem é que não gosta de coisas grátis?! Por outro lado, isso significa também dar algo mais profundo: como uma marca que os compreende e que os representa.

Nunca descure o lado emocional na hora de atrair novos clientes. Ainda mais, e cada vez mais, os consumidores estão cada vez mais conscientes e desejosos de fazer parte de algo.

9. Bom website

Já aqui falei muuuuitas vezes sobre a importância de criar um bom site profissional. Seja apostando numa boa imagem, como numa escrita que cative e que deixe claro o negócio. Também é importante que o site (ou a app.) seja funcional e que proporcione uma boa experiência ao utilizador.

Isto é válido aos olhos dos clientes, mas também do próprio Google. Afinal, quanto mais rápido e mais respondido for o seu site, maior o destaque que o Google lhe dá na pesquisa. Vá por mim, não apostar num bom site é dos maiores erros de marketing que poderá fazer!

10. Saber manter os clientes

Muitas vezes, as marcas estão tão preocupadas em como atrair novos clientes que se esquecem do mais importante: de como fidelizar clientes e manter essa relação.

Um cliente feliz volta (a comprar) E fala da marca aos amigos. E recomenda-a. E defende-a. E compra de novo. Assim sendo, é importante apostar em marketing relacional e investir e cuidar naqueles que são já seus clientes!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>