Trabalhar para nichos de mercado

nichos

Trabalhar para nichos de mercado é, hoje em dia, apontado por muitos como a chave para o sucesso de um negócio. A ideia é que trabalhar para um segmento de público é mais rentável do que apostar numa audiência vasta e com várias características. 

Além disso, ao apostar num nicho, não tem de estar a competir com as grandes empresas. Logo, poderá investir (trabalho, dinheiro, etc.) focando-se no seu público-alvo. Isto, permite-lhe criar uma estratégia de marketing mais afunilada.

Por exemplo: vamos imaginar que quer abrir uma loja de roupa, certo? Ao fazê-lo, teria de lidar com um sem fim de concorrentes. Desde grandes marcas como a Zara, Primark ou H&M, aos nomes de luxo como Channel ou à roupa barata do chinês. 

Obviamente, que logo começaria por apostar num público mais especifico. Vendendo, por exemplo, apenas roupa para mulheres adultas. Contudo, pode ainda mais segmentar o seu nicho, apostando na crianças de uma loja de roupa para mulheres grávidas ou, outra idea, em roupas eco-friendly. Como vê, o seu público é agora mais especifico.

Lembre-se sempre: quanto mais afunilado for um nicho de mercado, maiores serão as suas possibilidades de obter sucesso.

Como definir um nicho de mercado?

Como viu pelo exemplo acima, existem vários factores para definir um nicho de mercado. Aqui ficam outras características:

• Dados demográficos, como o género, idade, escolaridade, salário, etc

• Categorias de produtos e marcas que consomem, se premium, moderados ou baratos

• Psicografia, ou seja, em função dos valores, princípios e crenças de cada um

• Geográfico (onde se encontra o seu público)

Nichos de mercado inexplorados

A ideia de trabalhar para nichos de mercado não é nada de novo e muitas vezes, parece que já não há nada para inventar ou criar.

Na hora de trabalhar com nichos, o meu primeiro conselho é: escolha algo de que goste verdadeiramente. Não importa se gosta de animais, crianças, casamentos ou sapatos, em todas as áreas existem e é possível criar nichos de mercado com que trabalhar.

Contudo, outro caminho é escolher a sua segmentação de mercado, em função do potencial do negócio. Nesse sentido, existem várias áreas nas quais pode apostar, como é o caso de moda, beleza, saúde, entre outras. Depois, dentro delas, terá de criar a sua segmentação de mercado.

Como saber se um nicho de mercado é rentável?

O marketing digital é uma boa ferramenta para responder a esta questão. Ferramentas como o Keyword Planner, do Google o AHREFS ou o Google Trends podem-lhe ajudar a quantificar a procura de um possível nicho. A dica é, se quando fixer a sua pesquisa não obter resultados, é porque ninguém quer saber do tema. Logo, o seu nicho é irrelevante.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>